domingo, 21 de março de 2010

Apenas um deslize...


Hoje a noite me bateu uma vontade louca, enorme de comer um sanduíche. Estou de dieta há três semanas e estou fazendo atividade física todos os dias (de segunda a sábado). Foi um deslize, é verdade, mas ele não vai me dizer o tamanho de minha força de vontade; o que vai me dizer mesmo é a capacidade de dar a volta por cima. Estou disposto a continuar.

Esse simples fato do mundo físico me fez analogar com o mundo espiritual. Estou certo de que uma vida impecável - enquanto vida tivermos - não existe. Mas a capacidade de dar a volta por cima, tentando a perfeição, vai dizer, e muito, da nossa capacidade espiritual. Tal capacidade advém da crença de que "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim" (Lm. 3. 22). Esta deve ser a crença que norteia a vida de todo aquele que se diz cristão, pois é um motivo que lhe dá esperança. É bem verdade que meu deslize nutricional poderia ser evitado - e insistentemente minha consciência me acusou do erro prestes a cometer - mas mesmo assim continuei, ciente de meu erro - o que me faz duplamente culpado. E o que ganhei com isso? Uma consciência pesada, e o desgosto comigo mesmo. Quando o verdadeiro cristão peca, o efeito é o mesmo em nossa consciência; isso desde que não haja um anestesiamento de uma vida pecaminosa. Desta vez não é nossa consciência que nos acusa do erro, mas sim o Espírito Santo de Deus - Ele não é um Ser inanimado, ou simplesmente um vento, sopro de vida (como apregoa a seita adventista). Ele age em nós e por nós, sempre nos orientando a vencer os inúmeros obstáculos em nosso dia-a-dia. Ultimamente tenho sentido que, da maneira mais natural possível, estou vencendo pecados que antes julgava ser totalmente incapaz de vencê-los - pois vergonhosamente confesso que já estava totalmente entregue a esse pecado. Mas tenho vencido, e não me sinto tentado a cometê-los como antes. O que era algo incontrolável passou a ser algo totalmente domável; sinto isso. Que bom, me sinto em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário