quarta-feira, 3 de março de 2010

Manter a Esperança.


Confesso que é muito difícil manter a esperança em meio a tanto niilismo acerca da vida e seu futuro. Tornamo-nos assim porque olhamos as circunstâncias ao nosso derredor. O "bixo homem" é assim! Sempre visível, analista das possibilidades, arrisca-se somente naquilo em que acha ter condições de sair ganhando, pois a derrota lhe é muito custosa - social e emocional. O medo de perder faz com que trilhe caminhos que nem mesmo ele sabe seu destino. Andam perdidos em seus corações, pois têm a maldita tendência de olhar para frente, para os lados, para trás, mas esquecem-se de olhar para o alto. Sim, para o alto! Lembro-me bem de quando fui visitar, junto com o Pr. Marcelo Mateus, o Pr. Rogério Sheidegger, quando este lutava contra o câncer. Na oportunidade, ele pegou uma pequena escultura de uma pirâmide, e disse que "Deus está no topo da pirâmide vendo tudo, enquanto o homem está apenas de um dos lados, não sabendo o que ocorre dos outros lados simultaneamente". Escutar tais palavras valeram não apenas o dia, mas até ao presente momento; e creio que valerá até o dia em que Deus me levar para perto Dele. Confesso que não tenho a capacidade de lembrar de fatos do passado, principalmente fatos-detalhes; mas por alguma razão (ainda desconhecida por mim) mantenho a me lembrar deste episódio. Que bom!
Olhando para o alto, ele morreu mantendo viva dentro de si a esperança. Não olhou para as circunstâncias que, diga-se de passagem, eram nada favoráveis. Isso se deu porque olhou para o alto.

Manter viva a esperança quando as circunstâncias são favoráveis, não há graça alguma. Não há expectativa! E uma vida com expectativas torna-se mais saborosa, graciosa, principalmente quando a vitória chega - um dia tem que chegar! Já se imaginou assistindo um filme tão óbvio, onde possa-se prever seu fim antes de chegá-lo? Os dramaturgos sabem explorar esse lado emocionante da vida. As expectativas, "materializadas" pelos sonhos, nos mantém vivos o tempo todo - seja lá qual for o sonho! Para isso, precisamos olhar para o alto, para Deus; colocar nossos sonhos nas mãos Dele; tirar definitivamente nosso caminho de nossas próprias mãos e entregá-Lo sem querer dividir o senhorio da vida com Ele. Quando Ele toma nosso caminho, o faz de uma forma que não podemos compreender. Podemos até nos enchermos de expectativas sobre o caminho que Ele constrói, ou seja, de como será seu fim; mas não podemos, nunca, expectar se seu fim será bom ou ruim, jamais! Isso nos dá uma segurança muito grande de que o fim do caminho construído por Ele é sempre bom, mas não sabemos especificá-lo - e por não sabermos especificá-lo é que temos o direito de nos enchermos de expectativas.

Neste exato momento estou cheio de expectativas em relação ao meu futuro, mas ao mesmo tempo tranquilo, sabendo que o caminho está sendo construído por Deus; e esse é o segredo para se manter em paz em meio a um mundo tão desesperançoso. É crer que Ele está no controle de tudo. Esperança e fé caminham lado-a-lado; ou melhor, a esperança é a fé, e vice-versa. Pois é impossível falar de um sem falar no outro. Quando entregamos nosso caminho nas mãos Dele e esta-mo-lo trilhando, podemos até pensar, em algum momento, que somos nós os construtores desse caminho, somos tendenciosos a isso, infelizmente. Mas precisamos nos lembrar, sempre, que não temos esse poder - e quanto mais rápido nos lembrarmos, melhor para nós!
Encerro com a canção intitulada "O Tapeceiro", de autoria de João Alexandre, que simplifica esta reflexão. Mas lembre-se: o que leremos a seguir só se consolida na vida de quem já entregou seu caminho nas mãos Dele!

Tapeceiro, grande artista,
vai fazendo seu trabalho;
incansável, paciente no seu tear.

Tapeceiro, não se engana,
sabe o fim desde o começo,
traça voltas, mil desvios sem perder o fio!

Minha vida é obra de tapeçaria,
é tecida de cores alegres e vivas,
que fazem contraste no meio das cores
nubladas e tristes.
Se você olha ao avesso,
Nem imagina o desfecho.
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem!

Quando se vê pelo lado certo,
muda-se logo a expressão do rosto;
obra de arte! Para Honra e Glória ao Tapeceiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário